Se você chegou ao fim do mês e não conseguiu o lucro esperado, pode ser que não tenha levado em conta o custo da compra de mercadorias e do armazenamento desses itens.
É o que chamamos de Custo de Mercadorias Vendidas, que considera não apenas o que você gastou com os produtos, mas também o seu custo com estoque para chegar ao lucro bruto.
Leia com atenção e comece a usar esse indicador para aumentar sua lucratividade.
O que é CMV?
O CMV (Custo de Mercadorias Vendidas) é um indicador financeiro que calcula os gastos para produzir (no caso da indústria) ou armazenar (na realidade do comércio) um determinado item até que ele seja negociado com o cliente.
Em ambos os casos, assim que o consumidor final sai com o produto do estabelecimento, o valor da transação entra na soma do seu faturamento, mas não do lucro.
O que queremos dizer com esses dois exemplos é que você precisa descontar o gasto que teve com a produção ou compra do item do preço final de venda, para então descobrir quanto ganhou com a transação.
E o CMV existe exatamente para isso: identificar todos os gastos envolvidos no produto para que a empresa encontre o seu lucro bruto, ou seja, o quanto recebeu pela venda após a dedução dos custos de produção/compra.
Para que serve o CMV?
O CMV serve para calcular o lucro bruto das vendas e descobrir quanto foi investido, proporcionalmente, para conseguir vender um produto.
Ele é indicado para pequenas indústrias e estabelecimentos comerciais nos quais não há grande variação de custos, ou seja, onde há algo mais próximo de um custo padrão.
O grande diferencial desse indicador é que ele não considera apenas o valor que foi pago ao fornecedor pelos produtos ou o custo de produção dos itens (insumos, mão de obra, equipamentos, etc.), mas também os gastos com o estoque.
Afinal, você tem custos para manter as mercadorias armazenadas, e também precisa levar em conta os produtos que ainda não foram vendidos e as possíveis devoluções.
Por mais que os itens em estoque aumentem o ativo da empresa, eles ainda representam custos — e o mérito do CMV é inserir esses gastos no cálculo do lucro bruto, permitindo um resultado mais preciso.
Lembrando que o lucro bruto ainda não é o dinheiro que sobra efetivamente das vendas para o bolso do empreendedor, pois ainda é preciso descontar impostos, despesas e outras receitas, para chegar ao lucro líquido.
Como veremos mais adiante, o cálculo do CMV pode considerar um valor por produto unitário, um percentual sobre o faturamento ou mesmo um valor geral a ser apurado a cada mês ou período determinado.
Como calcular o CMV?
Cálculo para CMV geral do negócio
Para chegar ao CMV geral do negócio, deve ser feita a soma do estoque inicial (EI) com as compras do mês (ou outro período) (C), menos o inventário ou estoque final (EF). Assim, chegamos à seguinte fórmula:
CMV = EI + C - EF
Também é possível somar as devoluções de vendas (DV) e subtrair as devoluções de compras (DC), se for necessário.
Nesse caso, a fórmula fica assim:
CMV = EI + C + DV - DC - EF
CMV = EI + C + DV - EF
CMV = R$ 5.000,00 + R$ 3.000,00 + R$ 200,00 - R$ 4.000,00
CMV = R$ 4.200,00
Isso significa que o Custo das Mercadorias Vendidas foi de R$ 4.200,00.
Antes de se assustar com o resultado, lembre-se de que essa fórmula se aplica para chegar ao valor geral, ou seja, o CMV total do mês apurado.
O que não entra no cálculo do CMV?
Veja agora exemplos de despesas comuns a todo o tipo de negócio que não incidem sobre o custo das mercadorias e, por isso, não são utilizadas para encontrar o lucro bruto:
Impostos incidentes sobre vendas, como PIS, Cofins e ICMS
Despesas administrativas, como gastos fixos com telefonia, internet e aluguel
Despesas operacionais, como frete
Despesas financeiras, como juros sobre empréstimos
Despesas com vendas, como comissões.
Todos esses gastos são deduzidos após o cálculo do lucro bruto para chegar ao lucro líquido do negócio, que é o dinheiro que efetivamente sobrou no período.
Motivos para calcular o CMV na sua empresa
Agora que você sabe como calcular o CMV, deve estar se perguntando por que é importante analisar esse indicador no seu negócio.
Confira alguns motivos para calcular esse custo.
1. Identificar custos excessivos
O CMV funciona como um indicador de alerta, já que a partir dele o empreendedor pode identificar se há gastos exagerados para determinada operação ou mesmo no custo total do negócio.
Ao acompanhar o indicador, você consegue detectar produtos com alto custo e traçar estratégias para reduzir os gastos e aumentar a lucratividade do negócio.
2. Melhorar o controle de estoque
O CMV também ajuda a melhorar o controle de estoque, pois mostra quais produtos têm mais giro e quais estão ficando mais tempo parados.
Assim, você consegue adotar medidas para aumentar o giro e aproveitar o espaço disponível com mais eficiência, além de manter um nível de estoque compatível com a demanda dos clientes — sem excessos ou desperdícios.
3. Analisar a situação financeira
Vendas e faturamento em alta nem sempre são sinônimo de uma situação financeira favorável na empresa.
Com o CMV, você descobre qual o peso dos produtos comprados ou produzidos sobre o seu lucro e tem uma visão muito mais clara sobre o desempenho financeiro do período.
Muitas vezes, os empreendedores se concentram apenas no faturamento e se esquecem de que há custos envolvidos em todo o processo de produção/compras, armazenamento e venda.
Nesse caso, o CMV se torna um parâmetro importante para entender a performance real do negócio e observar o lucro a partir dos custos reais.
4. Monitorar o lucro bruto
Se você analisar apenas o lucro líquido, ou seja, o resultado final do negócio, não saberá dimensionar o lucro que está sendo gerado nas vendas, antes do desconto de despesas fixas e impostos.
Em alguns casos, pode ser que o lucro bruto esteja em um bom patamar, mas as despesas fixas precisem ser reduzidas para aumentar o lucro final do negócio.
Em outros, o lucro bruto pode ser insuficiente para cobrir as despesas do negócio, exigindo uma revisão nas estratégias de venda e custos com produção e compras de fornecedores.
Por isso é importante calcular o CMV e entender o quanto o negócio está lucrando somente com as vendas, antes de partir para outros custos e despesas.
5. Planejar promoções e liquidações
O CMV também serve como base para planejar promoções e liquidações a partir do custo dos itens em estoque.
Por exemplo, você pode identificar uma mercadoria parada em estoque e verificar o CMV para formar um preço promocional que seja atrativo para os clientes e não gere prejuízo para a empresa.
Assim, fica mais fácil movimentar o estoque sem correr o risco de perder dinheiro com sua promoção ou oferta especial.
6. Negociar com fornecedores
Outra utilidade do CMV é mostrar se a empresa tem feito boas compras e se os preços praticados pelos fornecedores estão colaborando com o lucro do negócio.
Se você concluir que os preços estão muito altos e acabam impactando seu lucro bruto pode usar esse argumento para negociar valores com os parceiros e buscar condições mais vantajosas para a sua empresa.
Dessa forma, você melhora o planejamento de compras, consegue preços mais competitivos e garante um estoque mais equilibrado.
O que quer dizer CMV alto?
Um CMV alto é aquele que impede o seu negócio aferir um bom lucro. De modo geral, um CMV acima de 35%, quando somados às outras despesas variáveis que todo negócio têm, já pode indicar uma baixa lucratividade o que significa também, negócios em risco.
O que significa CMV baixo?
Um CMV muito baixo indica com certeza queda de qualidade da matéria-prima, enquanto um valor muito alto pode demonstrar desperdício, compras mal elaboradas, preço de compra muito acima do mercado, extravio de mercadoria, desvio no estoque, entre outras questões.
Onde fica o CMV no plano de contas?
CMV nos relatórios de contabilidade
No relatório, o resultado o CMV deverá ser subtraído da receita líquida junto com as despesas, resultando no EBIT ou LAIR (Lucro antes do Imposto de Renda). O CMV é, portanto, uma conta de resultado, não de patrimônio, por isso não costuma aparecer no balanço patrimonial.
Cálculo para CMV por faturamento
Uma boa forma de fazer isso é conhecer o seu custo fixo, dividir esse valor pelo faturamento e multiplicar por 100. Por exemplo: se você fatura em média R$ 10 mil em determinado mês e tem R$ 1,2 mil como custo médio (1.200 / 10.000 x 100), terá 12% de custo percentual.
Qual o CMV ideal?
O cmv ideal vai depender do tipo do seu negócio. De qualquer forma, o ideal um giro em torno de 30% a 40%. Abaixo disso já está bom, mas acima se torna um perigo para o negócio.
Quanto maior o CMV?
A Margem de Lucro do produto de venda é inversamente proporcional ao %CMV, ou seja, quanto menor o CMV, maior a margem de lucro do produto de venda. Não há um número mágico, pois o indicador depende da particularidade do seu negócio, mas uma média muito usada é entre 20% e 40% de %CMV.19 de jun. de 2020
O que pode aumentar o CMV?
Uma compra mal elaborada pode ser o fator primordial de problemas no seu CMV. Por isso, saiba exatamente o valor de cada produto e sempre tente negociar com o seu fornecedor. Quanto mais você se planejar, mais fácil será fazer compras proveitosas.
Quanto menor o CMV maior o lucro?
O melhor CMV é sempre o menor possível. Quanto menor o Custo da Mercadoria Vendida, maior o lucro bruto da empresa. É uma relação inversamente proporcional.
A Contabilitec é uma empresa capacitada a oferecer o serviço de apuração de CMV, escrita fiscal e Contabilidade.