CMV (Custo de Mercadorias Vendidas): o que é, por que e como calcular?

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Se você chegou ao fim do mês e não conseguiu o lucro esperado, pode ser que não tenha levado em conta o custo da compra de mercadorias e do armazenamento desses itens. 

É o que chamamos de Custo de Mercadorias Vendidas, que considera não apenas o que você gastou com os produtos, mas também o seu custo com estoque para chegar ao lucro bruto. 

Leia com atenção e comece a usar esse indicador para aumentar sua lucratividade. 

O que é CMV?


O CMV (Custo de Mercadorias Vendidas) é um indicador financeiro que calcula os gastos para produzir (no caso da indústria) ou armazenar (na realidade do comércio) um determinado item até que ele seja negociado com o cliente.

Em ambos os casos, assim que o consumidor final sai com o produto do estabelecimento, o valor da transação entra na soma do seu faturamento, mas não do lucro.

O que queremos dizer com esses dois exemplos é que você precisa descontar o gasto que teve com a produção ou compra do item do preço final de venda, para então descobrir quanto ganhou com a transação. 

E o CMV existe exatamente para isso: identificar todos os gastos envolvidos no produto para que a empresa encontre o seu lucro bruto, ou seja, o quanto recebeu pela venda após a dedução dos custos de produção/compra.

Para que serve o CMV?


O CMV serve para calcular o lucro bruto das vendas e descobrir quanto foi investido, proporcionalmente, para conseguir vender um produto.

Ele é indicado para pequenas indústrias e estabelecimentos comerciais nos quais não há grande variação de custos, ou seja, onde há algo mais próximo de um custo padrão. 

O grande diferencial desse indicador é que ele não considera apenas o valor que foi pago ao fornecedor pelos produtos ou o custo de produção dos itens (insumos, mão de obra, equipamentos, etc.), mas também os gastos com o estoque. 

Afinal, você tem custos para manter as mercadorias armazenadas, e também precisa levar em conta os produtos que ainda não foram vendidos e as possíveis devoluções. 

Por mais que os itens em estoque aumentem o ativo da empresa, eles ainda representam custos — e o mérito do CMV é inserir esses gastos no cálculo do lucro bruto, permitindo um resultado mais preciso.

Lembrando que o lucro bruto ainda não é o dinheiro que sobra efetivamente das vendas para o bolso do empreendedor, pois ainda é preciso descontar impostos, despesas e outras receitas, para chegar ao lucro líquido. 

Como veremos mais adiante, o cálculo do CMV pode considerar um valor por produto unitário, um percentual sobre o faturamento ou mesmo um valor geral a ser apurado a cada mês ou período determinado. 

Como calcular o CMV?


Cálculo para CMV geral do negócio

Para chegar ao CMV geral do negócio, deve ser feita a soma do estoque inicial (EI) com as compras do mês (ou outro período) (C), menos o inventário ou estoque final (EF). Assim, chegamos à seguinte fórmula:

CMV = EI + C - EF

Também é possível somar as devoluções de vendas (DV) e subtrair as devoluções de compras (DC), se for necessário. 

Nesse caso, a fórmula fica assim:

CMV = EI + C + DV - DC - EF

CMV = EI + C + DV - EF

CMV = R$ 5.000,00 + R$ 3.000,00 + R$ 200,00 - R$ 4.000,00 

CMV = R$ 4.200,00

Isso significa que o Custo das Mercadorias Vendidas foi de R$ 4.200,00.

Antes de se assustar com o resultado, lembre-se de que essa fórmula se aplica para chegar ao valor geral, ou seja, o CMV total do mês apurado. 


O que não entra no cálculo do CMV?

Veja agora exemplos de despesas comuns a todo o tipo de negócio que não incidem sobre o custo das mercadorias e, por isso, não são utilizadas para encontrar o lucro bruto:

Impostos incidentes sobre vendas, como PIS, Cofins e ICMS

Despesas administrativas, como gastos fixos com telefonia, internet e aluguel

Despesas operacionais, como frete

Despesas financeiras, como juros sobre empréstimos

Despesas com vendas, como comissões.

Todos esses gastos são deduzidos após o cálculo do lucro bruto para chegar ao lucro líquido do negócio, que é o dinheiro que efetivamente sobrou no período. 

Motivos para calcular o CMV na sua empresa


Agora que você sabe como calcular o CMV, deve estar se perguntando por que é importante analisar esse indicador no seu negócio.

Confira alguns motivos para calcular esse custo.

1. Identificar custos excessivos


O CMV funciona como um indicador de alerta, já que a partir dele o empreendedor pode identificar se há gastos exagerados para determinada operação ou mesmo no custo total do negócio.

Ao acompanhar o indicador, você consegue detectar produtos com alto custo e traçar estratégias para reduzir os gastos e aumentar a lucratividade do negócio.

2. Melhorar o controle de estoque


O CMV também ajuda a melhorar o controle de estoque, pois mostra quais produtos têm mais giro e quais estão ficando mais tempo parados.

Assim, você consegue adotar medidas para aumentar o giro e aproveitar o espaço disponível com mais eficiência, além de manter um nível de estoque compatível com a demanda dos clientes — sem excessos ou desperdícios.

3. Analisar a situação financeira


Vendas e faturamento em alta nem sempre são sinônimo de uma situação financeira favorável na empresa.

Com o CMV, você descobre qual o peso dos produtos comprados ou produzidos sobre o seu lucro e tem uma visão muito mais clara sobre o desempenho financeiro do período. 

Muitas vezes, os empreendedores se concentram apenas no faturamento e se esquecem de que há custos envolvidos em todo o processo de produção/compras, armazenamento e venda. 

Nesse caso, o CMV se torna um parâmetro importante para entender a performance real do negócio e observar o lucro a partir dos custos reais. 

4. Monitorar o lucro bruto


Se você analisar apenas o lucro líquido, ou seja, o resultado final do negócio, não saberá dimensionar o lucro que está sendo gerado nas vendas, antes do desconto de despesas fixas e impostos. 

Em alguns casos, pode ser que o lucro bruto esteja em um bom patamar, mas as despesas fixas precisem ser reduzidas para aumentar o lucro final do negócio.

Em outros, o lucro bruto pode ser insuficiente para cobrir as despesas do negócio, exigindo uma revisão nas estratégias de venda e custos com produção e compras de fornecedores. 

Por isso é importante calcular o CMV e entender o quanto o negócio está lucrando somente com as vendas, antes de partir para outros custos e despesas

5. Planejar promoções e liquidações


O CMV também serve como base para planejar promoções e liquidações a partir do custo dos itens em estoque.

Por exemplo, você pode identificar uma mercadoria parada em estoque e verificar o CMV para formar um preço promocional que seja atrativo para os clientes e não gere prejuízo para a empresa.

Assim, fica mais fácil movimentar o estoque sem correr o risco de perder dinheiro com sua promoção ou oferta especial. 

6. Negociar com fornecedores


Outra utilidade do CMV é mostrar se a empresa tem feito boas compras e se os preços praticados pelos fornecedores estão colaborando com o lucro do negócio. 

Se você concluir que os preços estão muito altos e acabam impactando seu lucro bruto  pode usar esse argumento para negociar valores com os parceiros e buscar condições mais vantajosas para a sua empresa.

Dessa forma, você melhora o planejamento de compras, consegue preços mais competitivos e garante um estoque mais equilibrado.

O que quer dizer CMV alto?

Um CMV alto é aquele que impede o seu negócio aferir um bom lucro. De modo geral, um CMV acima de 35%, quando somados às outras despesas variáveis que todo negócio têm, já pode indicar uma baixa lucratividade o que significa também, negócios em risco.

O que significa CMV baixo?

Um CMV muito baixo indica com certeza queda de qualidade da matéria-prima, enquanto um valor muito alto pode demonstrar desperdício, compras mal elaboradas, preço de compra muito acima do mercado, extravio de mercadoria, desvio no estoque, entre outras questões.

Onde fica o CMV no plano de contas?

CMV nos relatórios de contabilidade
No relatório, o resultado o CMV deverá ser subtraído da receita líquida junto com as despesas, resultando no EBIT ou LAIR (Lucro antes do Imposto de Renda). O CMV é, portanto, uma conta de resultado, não de patrimônio, por isso não costuma aparecer no balanço patrimonial.

Cálculo para CMV por faturamento

Uma boa forma de fazer isso é conhecer o seu custo fixo, dividir esse valor pelo faturamento e multiplicar por 100. Por exemplo: se você fatura em média R$ 10 mil em determinado mês e tem R$ 1,2 mil como custo médio (1.200 / 10.000 x 100), terá 12% de custo percentual.

Qual o CMV ideal?

O cmv ideal vai depender do tipo do seu negócio. De qualquer forma, o ideal um giro em torno de 30% a 40%. Abaixo disso já está bom, mas acima se torna um perigo para o negócio.

Quanto maior o CMV?

A Margem de Lucro do produto de venda é inversamente proporcional ao %CMV, ou seja, quanto menor o CMV, maior a margem de lucro do produto de venda. Não há um número mágico, pois o indicador depende da particularidade do seu negócio, mas uma média muito usada é entre 20% e 40% de %CMV.19 de jun. de 2020

O que pode aumentar o CMV?

Uma compra mal elaborada pode ser o fator primordial de problemas no seu CMV. Por isso, saiba exatamente o valor de cada produto e sempre tente negociar com o seu fornecedor. Quanto mais você se planejar, mais fácil será fazer compras proveitosas.

Quanto menor o CMV maior o lucro?

O melhor CMV é sempre o menor possível. Quanto menor o Custo da Mercadoria Vendida, maior o lucro bruto da empresa. É uma relação inversamente proporcional.

A Contabilitec é uma empresa capacitada a oferecer o serviço de apuração de CMV, escrita fiscal e Contabilidade.



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