Artesãos podem se tornar microempreendedores individuais e acessar a Previdência

microempreendedores individuais e acessar a Previdência
  • MEI tem direito a aposentadoria por idade, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-reclusão e benefícios por incapacidade (temporária ou permanente), todos no valor do salário mínimo

Autor(a): Claudiene Costa e Giovana BritoFonte: Gov.BR

Você sabia que artesãos podem se tornar Microempreendedores Individuais (MEI) e ter cobertura previdenciária? Entre as vantagens estão a contribuição previdenciária mais barata ao INSS (atualmente R$ 66,00), o acesso a benefícios previdenciários, a contratação de um empregado, consultorias do Sebrae e acesso a linhas de crédito, além de registro no Cadastro Nacional de Pessoa Física (CNPJ) e emissão de notas fiscais.

As mulheres ocupam 45% dos CNPJs ativos no território nacional como Microempreendedoras Individuais (MEIs), como aponta a pesquisa Perfil do MEI (Sebrae, 2022). Elas têm até uma data especial para celebrar o papel significativo das mulheres empreendedoras na economia do país, o "Dia Nacional da Mulher Empresária", em 17 de agosto.

Entre os benefícios garantidos pela Previdência Social para o MEI estão aposentadoria por idade, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-reclusão e benefícios por incapacidade (temporária ou permanente), todos no valor do salário mínimo.



Ultimas postagens

BLOG

LEIA TODAS AS NOTÍCIAS

GESTÃO FINANCEIRA DO CAIXA NO DIA A DIA
Como fazer a gestão financeira do pequeno negócio
PRAZO DE ENTREGA
ECD e ECF: Saiba quais as diferenças destas obrigações acessórias
COMO FAZER O CADASTRO NO DET?
MEIS e empregadores domésticos têm até 1º de agosto para se cadastrar no DET
WhatsApp chat

Nós utilizamos cookies neste para poder oferecer uma melhor experiência. Para conhecer a nossa Política de Privacidade e Conformidade com a GPDR, clique aqui.