Existem diferentes tipos de CNAE para marketing digital e a escolha de um código que seja compatível com o seu tipo de atividade é fundamental para evitar problemas com o fisco e o pagamento de impostos em excesso.
O que é e qual a finalidade do CNAE para Marketing Digital?
CNAE é a Classificação Nacional de Atividades Econômicas, uma relação com milhares de atividades catalogadas e identificadas por um conjunto de 7 dígitos numéricos.
A relação de códigos CNAE é utilizada para classificar as atividades desenvolvidas pelas pessoas jurídicas e interfere diretamente na tributação das empresas.
De acordo com a legislação em vigor, cada empresa precisa ter no mínimo um código de atividade vinculado ao CNPJ. Código esse, que é utilizado, por exemplo, para determinar o anexo de enquadramento da empresa no Simples Nacional e se ela está sujeita ao Fator R.
Curiosidade: A classificação CNAE é mantida e atualizada pela Comissão Nacional de Classificação – CONCLA, da qual faz parte o IBGE, a Receita Federal e outras partes interessadas.
Como escolher o CNAE correto para a empresa?
A lista de CNAEs mantida pelo IBGE, possui mais de 1000 atividades catalogadas. Por isso, pode não ser fácil para os empreendedores encontrar aquelas que são compatíveis com o marketing digital.
Dito isso, para escolher o CNAE para Marketing Digital compatível com suas atividades, e evitar problemas com o fisco, o mais indicado é buscar a assessoria e orientação de uma contabilidade especializada em negócios digitais.
Qual o CNAE para Marketing Digital nas diferentes atividades?
Atualmente, existem diferentes atividades ligadas ao marketing digital. Portanto, como não poderia ser diferente, temos também, mais de um código CNAE para marketing digital.
Os diferentes CNAEs para atividades do mercado digital:
CNAE para Infoprodutor e Coprodutor
- O CNAE para infoprodutores e coprodutores que produzem e vendem cursos online é o 8599-6/04 – Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial.
- O CNAE para infoprodutores e coprodutores que produzem e-books, o CNAE é o 4761-0/01 – Venda de e-books.
Em alguns casos, além dos códigos acima, outros podem ser necessários no CNPJ. Um bom exemplo, é o que acontece com os gestores de tráfego que prestam seus serviços em troca de uma participação como coprodutor em determinados produtos digitais.
Nesse caso, o CNPJ do produtor digital precisará contar também com o CNAE de agência de publicidade.
CNAE para Afiliado Digital
O CNAE para afiliados digitais é o 7490-1/04 – Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários.
No entanto, é preciso destacar que quando o afiliado digital desenvolve outros tipos de atividade, também pode ser preciso incluir outros códigos de atividades do mercado digital no CNPJ.
Isso é muito comum, no caso dos afiliados que também atuam como influenciadores, e usam da visibilidade que possuem para fazer parcerias e indicar infoprodutos.
CNAE para Gestor de tráfego
De acordo com a classificação em vigor, o CNAE para gestor de tráfego é o 6319-4/00 – Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet.
Como ainda não temos um código específico para gestão de tráfego, é preciso utilizar o que mais se aproxima da atividade.
CNAE para Agências de publicidade, lançamentos e marketing digital
Via de regra, o CNAE para agências de publicidade, lançamentos e marketing digital é o 7311-4/00 – Agências de publicidade.
No entanto, de acordo com os serviços prestados pelas agências, a contabilidade pode indicar a inclusão de alguns códigos de atividade secundários no CNPJ.
CNAE para Social Media
O CNAE para Social Media é o 6319-4/00 – Serviços de Administração e gestão de conteúdos relacionados às redes sociais para terceiros.
CNAE para Youtube
O CNAE para YouTube é o 5911-1/99 – Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificados anteriormente.
Em alguns sites é possível encontrar outras indicações para esse tipo de atividade. Por isso, gostaríamos de aproveitar para reforçar a importância da orientação de um contador especializado, para escolha do código correto.
Definindo o CNAE para youtuber corretamente, será possível pagar a menor tributação nos ganhos do AdSense e evitar riscos futuros com o fisco.
CNAE para dropshipping
O CNAE para dropshipping internacional é o 7490-1/04 – Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários.
Por sua vez, para o dropshipping nacional, é preciso utilizar o código relativo ao tipo de produto vendido, assim como acontece no e-commerce.
A importância da contabilidade especializada para definir o melhor CNAE para Marketing Digital
Por fim, agora que você já sabe tudo sobre CNAE para marketing digital, é importante esclarecer que a escolha do código de atividade correto é fundamental para:
- Elaboração de um planejamento tributário que favoreça a redução de impostos;
- Reduzir riscos de pagar multas e juros à Receita Federal;
- Que o empreendedor digital possa pagar menos impostos legalmente.
Conte com o suporte de quem realmente entende do assunto para abrir ou legalizar o seu CNPJ sem qualquer tipo de complicação, e garantir economia no pagamento de impostos.
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