Especialista explica como gerir a procrastinação nas empresas

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Fawez Tarbine, CEO, Founder da AUDA e palestrante do Employer Live, explica que procrastinação é um comportamento comum dos seres humanos

Autor(a): Débora Gomes Fonte: A Autora

Procrastinação é um comportamento humano persistente e que pode se agravar ao longo do tempo, levando a resultados negativos. De acordo com Fawez Tarbine, CEO e founder da AUDA, o corpo humano foi programado biologicamente para poupar esforço e economizar energia, cabendo aos seres humanos se desenvolverem individualmente, buscando formas de evoluir, utilizando estratégias para sair da zona de conforto.

Após treinar mais de 15 mil pessoas, Tarbine explica que a procrastinação está ligada a adiar ou postergar tarefas e decisões, geralmente de forma habitual. “Procrastinação é um comportamento que envolve transferir ações importantes ou urgentes para um momento futuro. É importante que os líderes observem o seu time como um todo, a empresa e formas de gerir a procrastinação”, diz.

Segundo um estudo publicado em 2023, na edição de março da revista Developmental Psychology, a tendência à procrastinação começa na infância e piora conforme a idade. “Em outras palavras, a procrastinação é quando alguém escolhe fazer algo menos relevante e mais fácil, mesmo sabendo que há tarefas mais críticas e urgentes a serem realizadas”, diz Tarbine.

Principais características da procrastinação, segundo Fawez

Falta de clareza: quem toma as decisões da corporação, normalmente não é quem manuseia as tarefas. “Os líderes precisam ser claros em todo o processo, olhando para o todo e amplificando sua visão. “O que fazer?”, “como fazer?”, “por que fazer?”, “quais tarefas precisam para chegar aos objetivos e às metas?” e “para onde estamos indo?” são perguntas importantes que precisam ser respondidas para que toda a equipe entenda quais os planos, evitando dúvidas ou procrastinação”, diz.

Medo do fracasso: outra característica da procrastinação é o medo do desconhecido, da cobrança, de não conseguir e ser prejudicado, e da cultura da empresa. “Quando a cultura da empresa é punir os colaboradores pela falha ou pequeno erro, ela se torna um meio de fracasso. É necessário entender qual o princípio do medo. Cabe ao RH buscar estratégias que trabalhem o medo do profissional”.

Perfeccionismo: A frase ‘só faço se for bem feito, se não nem faço’ substituída por “melhor feito do que o perfeito”, se torna um bom meio de conquistar resultados. “É melhor iniciar um pequeno grande passo do que desejar 32 passos e não seguir nenhum”.

Falta de motivação e propósito de vida: as pessoas precisam de pequenas doses diárias de motivação já que todos somos movidos por desafios. Cabe aos líderes gerar esse sentimento nos colaboradores todos os dias.

Indecisão: quando se tem diversas opções, a tendência é procrastinar mais. “Um exemplo é quando estamos em um restaurante e pegamos o cardápio: demoramos para escolher algo que é simples por ter informação demais”.

Confira as dicas do especialista

  • olhar individualmente os colaboradores e educá-los sobre a procrastinação: descobrindo quais são os hábitos, fatores psicológicos e emocionais, crenças limitantes que estão levando o profissional a procrastinar e ensinar como identificar sinais;
  • criação de um ambiente propício: sugerir maneiras de criar um ambiente de trabalho que minimize as tentações, indicando a criação de um ambiente adequado;
  • forneça metodologias, cursos e ferramentas de produtividade: ensinar técnicas e metodologias simples e fáceis para seguir , burlando a procrastinação;
  • traga clareza da missão, visão e valores inegociáveis para empresa: clareza gera maestria e motivação;
  • investir em programas de bem-estar: ajudar os colaboradores a gerenciar o estresse e a saúde mental;
  • promover cultura organizacional: valorizando o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal;
  • treinamento e desenvolvimento: foco em programas de desenvolvimento contínuo para manter os habilidades dos colaboradores atualizadas com as últimas tendências e tecnologias;
  • aprendizado personalizado: implementação de caminhos de aprendizado personalizados para apoiar o crescimento individual dos colaboradores.


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