A terapia floral é uma ciência baseada em essências florais, que são extratos líquidos naturais e altamente diluídos de flores, plantas, arbustos, que tem por objetivo o equilíbrio das emoções e a harmonia pessoal, ou seja, tratar sempre a pessoa e não a doença.
A terapia floral é uma ciência baseada em essências florais, que são extratos líquidos naturais e altamente diluídos de flores, plantas, arbustos, que tem por objetivo o equilíbrio das emoções e a harmonia pessoal, ou seja, tratar sempre a pessoa e não a doença.
O inventor da terapia floral foi Dr. Edward Bach, inglês, nascido em 24 de setembro de 1886, em Moseley, medico Bacteriologista e Patologista; o conceito de saúde utilizado por Dr. Bach era: harmonia, integração, individualidade e integralidade. Ele dizia que a origem das doenças são os sete defeitos do homem: orgulho, crueldade, ódio, egoísmo, ignorância, instabilidade mental e cobiça/gula e dizia que os sete caminhos para o equilíbrio emocional são: paz, esperança, alegria, fé, certeza, sabedoria e amor, por isso há sempre a buscada conscientização plena do paciente. Utiliza-se de compostos energéticos chamados essências florais e cada essência é indicada para trabalhar emoções especificas ou conjunto de emoções.
Diversos problemas podem ser tratados com a ajuda de florais, entre eles estão: a obesidade, depressão, ansiedade, insegurança ou timidez, desanimo, baixa autoestima, angustia, insônia, pânico, TPM, medo, acne, ciúmes, carência afetiva, agressividade, apatia, frigidez, desconfiança, cansaço físico, intolerância, distração, enxaqueca, pesadelos, pessimismo, separação conjugal, ansiedade antes do casamento, luto, adolescência, conflito familiar, desilusão amorosa, perdas materiais e imateriais.
A maravilha deste trabalho é ver pessoas transformadas, reencontradas e mais autoconscientes, pois as plantas têm a capacidade de reequilibrar e reordenar um estado psíquico humano particular. Quando a pessoa toma uma essência floral, ela recebe um padrão de onda bioenergético, organizado e natural, que ressoa nas estruturas do seu próprio sistema nervoso, remodelando-o, e assim influenciando toda a sua psique e suas condições emocionais.
É preciso que saiba que a terapia floral é compatível com qualquer tratamento, e pode ser utilizada em praticamente quaisquer circunstancias da vida de uma pessoa. Além disso, não tem efeitos colaterais, toxicidade ou contraindicações, e pode ser usada durante a gravidez, a amamentação, em bebes, idosos, em casos de doenças severas ou terminais, em pacientes psiquiátricos, etc.
Depois de tomar o composto floral por algum tempo, o paciente pode retornar e a reavaliação de sua condição inicial será feita pelo profissional. Se o tratamento ainda não alcançou o padrão psicológico correto para lidar com seu problema ou com seus conflitos, então o tratamento continuará por um tempo até que uma mudança real e efetiva ocorra na pessoa, e esta seja capaz de lidar com a situação de forma equilibrada. E se o tratamento for bem feito, o padrão de consciência da pessoa mudara fundamentalmente, e ela terá amadurecido este seu aspecto emocional de forma duradoura.
Não é remédio nem medicamento; não contem princípio ativo farmacológico. É a energia das flores recolhida pela água, quando exposta aos raios solares. Carregam a frequência vibratória de uma planta, fazendo com que a energia inerente de uma flor seja conduzida a um organismo humano, transmitindo e infundindo as propriedades da planta em níveis que vão para além do nível físico, colocando-nos em contato com padrões de altíssima vibração; essas essências vibracionais são como um diapasão, preparando o nosso instrumento (corpo-mente-alma) para atuar em uma frequência harmoniosa e equilibrada. O efeito de se tomar os florais, não é suprimir as atitudes negativas e sim transformá-las em positivas, estimulando o potencial de auto-cura.